terça-feira, 11 de junho de 2013

Entrevista Fábio Santos biólogo e atual monitor ambiental do parque estadual serra do mar, núcleo Itutinga Pilões !

   O que ou quem te influenciou a optar por fazer Biologia?


“Bom, desde pequeno eu sempre tive o sonho de ser biólogo, parece que é algo que nasceu comigo. Eu adorava observar o voo das aves e porque e como que as coisas naturais funcionavam. Eu sempre fui apaixonado pela a ciência. Sou curioso, coisa que um bom biólogo deve ser. 

 Foi uma opção correta?

Com certeza! Não me arrependo em nada. Sinceramente, não é uma profissão que lhe trará muito dinheiro no início, mas com bons estudos e especializações um biólogo pode ser muito rico. O biólogo trabalha visando a sua paixão pela a profissão, o dinheiro realmente é só uma consequência. 

O que a Biologia proporcionou a sua vida?Qual a importância dela para você e para o mundo?

A Biologia faz parte da minha vida e sempre fará! Com ela, tive uma visão muito diferente do mundo e do comportamento das pessoas, eu aprendi a valorizar mais a minha vida e a pensar mais na sociedade. Eu me divirto fazendo o que eu gosto. Adoro trabalhar ensinando a biologia para as outras pessoas, adoro estudar os animais e o funcionamento do nosso Planeta. A Biologia é de suma importância para mim, pois, com o entedimento dessa ciência, eu consigo viver muito melhor. A Biologia, assim como a ciência é de grande importância para o mundo. Com essa incrível “ferramenta” podemos descobrir novas coisas e realmente viver melhor e mais felizes. 

Qual é sua área de trabalho?

Educação Ambiental e Pesquisas com Meio Ambiente.

Durante sua faculdade quais foram suas disciplinas favoritas? E quais foram as suas maiores dificuldades?

Zoologia, Ecologia, Antropologia, Paleontologia, Química, Bioquímica, Fisiologia Animal entre outras. As minha maiores dificuldades foram as matérias com cálculos... matemática. Hahaha! 

Como é o mercado de trabalho
 na área de biologia? Há muitas possibilidades de atuação?

Hoje em dia, a área de Meio Ambiente cresce muito oferecendo muitas oportunidades de trabalho para quem busca, entre elas: Educação Ambiental, Consultorias Ambientais, Pesquisas, Zoologia e Veterinária, Manejo de Animais entre outros.

Sendo monitor ambiental, como é a sua rotina diária?

Minha rotina começa às 8h da manhã e vai até as 17h. Sempre trabalho visando a Educação Ambiental, ajudando em tudo o que for preciso aqui. Realizo dinâmicas, palestras e monitoria em trilhas. E eu também faço a Taxidermia de Animais Silvestres, algo que auxilia muito na Educação ambiental do Parque.

Para um futuro Biólogo, que conselho daria?

Estude muito e sempre busque por coisas novas! O bom biólogo é aquele profissional “curioso”, que sempre quer saber mais sobre a sua área de atuação. Pesquise sobre as atuações do biólogo, que é um leque muito grande. Converse com professores e assista a bastantes vídeos. O principal combustível para essa profissão é a paixão pelo o Meio Ambiente e pelas as coisas que nos envolvem: Sociedade, Clima, Ecossistema, Biodiversidade e etc.

Entrevisata realizada por : Isabelly Narciso Alves Silva

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa entrevista, as perguntas foram bem elaboradas... Isabelly você está de parabéns pelo blog interesantíssimo.

    ResponderExcluir