quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bothrops insularis Jararaca ilhoa

É encontrada apenas na ilha da Queimada Grande (43 ha), distante 33 km da costa na região de Itanhaém, litoral sul do Estado de São Paulo.
Os adultos dessa espécie são encontrados sobre a vegetação, mas também utilizam o chão da mata. Podem estar ativas tanto de dia quanto à noite. A dieta de adultos é baseada em pássaros migratórios, que são capturados tanto no chão como nas árvores. Os jovens alimentam-se de anfíbios, lagartos e centopeias.
O acasalamento ocorre no outono e início do inverno (entre março e julho) e os nascimentos de filhotes no verão. Embora seja fácil encontrar indivíduos adultos na ilha, o mesmo não ocorre com os filhotes, mesmo durante o período dos nascimentos. Isso poderia ser explicado por uma baixa taxa de natalidade.
O tamanho da ninhada não ultrapassa 10 filhotes. Expedições recentes à ilha da Queimada Grande têm registrado poucas fêmeas prenhes na população.
É abundante na ilha da Queimada Grande. Estimativas recentes indicam que há em torno de 1.500 a 2.000 indivíduos nos cerca de 30 ha de florestas da ilha, o que representa uma densidade de aproximadamente 50 a 70 serpentes por hectare (MARTINS; MARQUES, 2008).


Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-especies/973-jararaca-ilhoa-bothropoides-insularis

Nenhum comentário:

Postar um comentário