segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Carangueijo Uca sp.

Imagem:Científico: Uca sp
Família: Ocypodidae
Ordem: Decapoda
Distribuição: Algumas espécies aparecem desde os Estados Unidos até o Brasil.
Habitat: São típicos da zona entremarés de clima tropical, subtropical e temperado quente, como marismas, manguezais e bancos de estuários.
Alimentação: Uma variedade de bactérias e microflora bentônicas, tais como diatomáceas e algas azuis que estão associadas com o complexo substrato organo-mineral.
Reprodução: Os chama-marés escavam tocas de profundidade variada, de onde saem durante a baixa da maré para realizar a reprodução. Isso feito voltam a se recolher para dentro das mesmas (durante as marés altas). Embora tenha características semi-terrestres, as larvas deste caranguejo se desenvolvem em ambiente aquático. Elas eclodem à noite, normalmente na maré alta, e são levadas para águas mais profundas. No fundo, completam várias mudas, até serem transportadas de volta ao estuário para atingir a maturidade.
Uca sp pertence a uma família de caranguejos, nomeados popularmente de chama-marés, que possui várias espécies. Atualmente estão catalogadas 97 delas no mundo. 

Mas apesar disso, uma coisa é certa: todas precisam de uma conjunção de fatores para existir e realizar suas funções. São eles a luz do Sol, a temperatura adequada, a ausência de ventos e a maré baixa. 

Mas há exceções: algumas espécies, como a Uca pugilator, têm suas atividades durante as marés baixas noturnas. Mas em geral é a luz do Sol que dá orientação espacial a esses animais. 

Contribuem para a sua distribuição e abundância a temperatura, a salinidade da água, o tipo de solo, o nível do substrato em relação à altura da maré, a presença de vegetação, entre outros fatores. 

Hoje a extinção dos chama-marés, em algumas localidades, está associada à degradação crescente do meio ambiente, em função da poluição, dragagem e de aterros. 

A exemplo do maria-farinha, alguns autores atribuem ao chama-marés a função de serem bioindicadores para habitats ainda sadios. 

Conhecido também por violinista e xié, geralmente ele faz toda a sua atividade alimentar ao redor da toca. Aliás, elas são classificadas de temporárias ou reprodutivas. As primeiras são utilizadas por juvenis, como lugares de refúgio das adversidades ambientais e contra predadores (e também como locais de muda). 

Já as tocas reprodutivas são defendidas por machos adultos de algumas espécies de Uca e utilizadas durante a corte, acasalamento e incubação dos ovos. Tanto que internamente são dotadas de câmara terminal. Portanto, são levados em consideração para a sua construção: locais de umidade, compactação e textura do sedimento específicas para cada espécie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário