sexta-feira, 19 de julho de 2013

Orvalho

orvalhosereno ou rocio é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição brusca da tempratura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação.
É um fenômeno vinculado à capacidade do ar de incorporar e reter vapor de água Para uma dada temperatura há um conteúdo máximo de vapor a ser incorporado ao ambiente. Essa capacidade máxima cresce à medida que a temperatura do ar aumenta. Assim, ao nível do mar, um ambiente a 30 °Cpode conter um máximo de 27 gramas de vapor por quilograma de ar seco. No mesmo ambiente, a 0 °C, somente pode ser incorporado um máximo de quatro gramas de vapor por quilograma de ar seco. Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água. Uma das formas de produção do sereno relaciona-se ao esfriamento noturno do solo e da camada de ar adjacente devido a perdas de energia por emissão de radiação infravermelha. A formação do sereno é muito comum nas noites de tempo tranqüilo e calmo, quando a temperatura baixa do solo afeta o ar, fazendo o vapor atingir o ponto de saturação.
Depósito de gotas de água resultantes de condensação de vapor na superfície de objetos que permanecem ao ar livre durante a noite, o orvalho forma-se nas noites claras, quando as superfícies descobertas irradiam calor para a atmosfera. A menos que essa perda seja compensada por uma produção eficiente de calor no interior da superfície, esta se resfriará. A maior parte dos objetos — inclusive folhas de capim e pétalas de flores — irradiam mais calor que o ar e ficam, durante a noite, mais frios que este. As superfícies frias esfriam o ar à sua volta; se suficientemente úmida, a temperatura fica abaixo do seu ponto de orvalho. O vapor então passará, por condensação, do ar à superfície.
A formação do orvalho é mantida pela difusão de vapor de água, podendo ser classificado em: formado quando o vapor de água se difunde no ar em direção ao solo; e formado pelo vapor de água que se difunde da superfície do solo.
Geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas. Mas as geadas também podem acontecer em outras épocas do ano, com a passagem de frentes frias ou de massas de ar polar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário