quinta-feira, 27 de junho de 2013

Impatiens walleriana ou simplesmente maria-sem-vergonha

Características Morfológicas: Planta que se radica facilmente no solo, a partir dos nós em contato com o solo. Anual ou perene, a maria-sem-vergonha é ereta e ramificada, com cerca de 30 a 50 centímetros de comprimento. Seu caule é suculento e verde, enquanto suas flores apresentam várias tonalidades: geralmente são vermelhas, laranja-avermelhadas, rosas e brancas.
Conhecida ainda pelo nome de beijo-turco, essa planta geralmente ocorre em agrupamentos isolados, em trechos de estrada, canteiros ou mesmo em vasos e jardineiras. É uma planta herbácea de pequeno porte.

É encontrada de forma espontânea em quase toda a Serra do Mar. Precisa de solo fértil e úmido (mas não encharcado) para se desenvolver. Quanto à luminosidade, nem tanto o céu, nem tanto a terra: pode crescer a pleno Sol como em meia-sombra. Fácil de ser cultivada, não exige cuidados especiais. 


Por conta de sua adaptação às terras tupiniquins, em alguns momentos é até considerada uma planta daninha. Parte desta fama se deve a seus frutinhos, ocos e com muitas sementes, que ao amadurecer se rompem ao mais leve toque, o que a faz se multiplicar em profusão. 

Produz flores em vários tons de rosa, vermelho, laranja e também brancas. 
Embora seja perene, há que se dizer: deve ser replantada, pois com o tempo perde a beleza. 

Uma curiosidade sobre essa espécie, dizem que foi a flor escolhida por D. Pedro I para enfeitar o caminho que o levava à Marquesa de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário