quinta-feira, 27 de junho de 2013

Curiosidades e Informações Sobre o Lírio.

Devido a sua beleza, o lírio participa da cultura e da decoração de diversos povos. Hoje, são conhecidas mais de cem espécies de lírios (do gênero lilium), essa pluralidade é atribuída a sua grande distribuição em diversos lugares do mundo (sua origem remonta a quase todos os continentes), destacando-se entre os lugares o Oriente (principalmente a china), a America do sul (Brasil, Colômbia e Venezuela) e a Europa.
Os usos dos lírios provêm da antiguidade e está enraizado tanto na mitologia egípcia quanto na grega, e até mesmo no Cristianismo. Para os egípcios, essa flor representara a deusa Isis, uma das principais deusas de seus panteões.
Acreditava-se também, nessa época, que eles nasceram a partir de uma lágrima que caíra de Eva quando esta foi expulsa do Jardim do Éden. Ainda hoje a flor é dedicada ao culto à Virgem Maria, devido à pureza das emblemáticas flores.
Ele ainda é utilizado em terapias florais, uma das características da planta é a purificação do ambiente, pois ele absorve e elimina os elementos tóxicos de algum local.
Para cultivo doméstico, algumas dicas são recomendadas: os lírios são flores de jardim e quando se apresentam em arranjos seu tempo de vida não é tão duradouro. O solo indicado para seu cultivo é o argiloso, com o clima mais quente. Essa flor não suportar temperaturas frias, assim como não suporta o sol vespertino incisivamente. Nas estações quentes, deve-se regá-los duas ou três vezes semanalmente, e nas frias apenas uma vez mantêm as flores alimentadas.
Pode-se concluir afirmando que os lírios possuem magna graça e beleza, e que seu uso provém da antiguidade e perdurou até hoje em várias regiões do globo. O uso dessas plantas varia e elas possuem significado e atributos de pureza e proteção. Por essa razão seu cultivo e sua apreciação ainda são reconhecidos nos tempos atuais.









   

Nenhum comentário:

Postar um comentário