terça-feira, 11 de junho de 2013

Escorpião Vinagre


Escorpião Vinagre










  O escorpião vinagre é um bichinho esquivo, noturno, que às vezes se esconde nos cantos escuros da casa. Ele gosta de lugares escuros e úmidos como adegas e canos de esgoto. Quando descoberto debaixo de uma pedra ou de um toco, procura esconder-se às pressas, andando bem ligeiro em distâncias curtas.
  Não é bem um escorpião, nem uma aranha, mas está relacionado a ambos. Como todos os aracnídeos, o escorpião-vinagre tem quatro pares de pernas; o primeiro par é comprido e parece um par de antenas. Muitos aracnídeos apresentam na cabeça órgãos chamados pedipalpos, que têm várias funções. No escorpião vinagre, os pedipalpos são grandes e dotados de cravos compridos e afiados na superfície interior.
  Eles são usados para agarrar e dominar a presa. O escorpião-vinagre não tem glândulas de veneno. Tem um cefalotórax largo, ao qual o abdome se liga por meio de uma cintura.
  Há cerca de 60 espécies de escorpião vinagre, encontradas em áreas tropicais e subtropicais por todo o mundo, incluindo o sul da América do Norte, América do Sul, África e sul da Ásia.



FILO: Arthropoda

CLASSE: Arachnida

ORDEM: Pedipalpi

SUBORDEM: Amblypygi

FAMÍLIA: Tarantulidae
 CARACTERÍSTICAS:

Comprimento: 0,6 a 5 cm

Sem cauda

Pedipalpos fortes, horizontais

Sem ferrão

Um comentário: